Vitória de Trump mostra que a desilusão com a política é perigosa

 
Vitória de Donald Trump assusta o mundo (foto theatlantic.com)

  A surpreendente vitória de Donald Trump mostra que algo está mudando no mundo politico. Hillary era considerada uma politica experiente e isso, por incrível que pareça, pesou contra ela. As pessoas desiludidas com os políticos, estão apostando em qualquer um que se mostre diferente, e ai mora o perigo.

  O mundo há muito tempo se tornou uma coisa só graças a globalização. O que acontece em um lugar influi do outro lado do mundo. Trump tem um discurso nacionalista forte, com expulsão de imigrantes ilegais, protecionismo na economia e adotando uma postura bem mais fechada que o normal em um mundo globalizado. Com os EUA mais fechado, as exportações mundiais podem sofrer um soco muito forte aumentando o desemprego principalmente em países emergentes.

  Tem também o fato do racismo e do xenofobismo ficarem explícitos nessa vitória. Donald Trump sempre foi muito feroz ao falar dos estrangeiros e dos imigrantes, legais ou ilegais, alegando que eles tiram empregos e trazem perigos aos EUA. Pode parecer absurdo, mas seus eleitores tem como base brancos, acima de 45 anos e de escolaridade média, que não estão muito felizes com essas políticas globais de redução de aquecimento global, de tratamento de imigrantes e que querem sim, que seu país se feche mais e se fortaleça independente das consequências para os não americanos.

   Essas políticas radicais e perigosas vem se fortalecendo pelo mundo, e o que há de comum em todas elas é o individualismo que diz "quero o melhor para mim e os outros que se danem". Porém em um mundo tão interdependente, toda ação gera uma reação, e a bobagem de hoje pode voltar amanhã de forma potencializada contra essa mesma pessoa.

  E a desilusão com a classe política faz com que as pessoas acabem elegendo qualquer um que se apresente como novidade, sem se importar com o que a pessoa diz, e isso é perigoso. Imagina se Trump manter a postura desenfreada da campanha na condução dos EUA, o que vai acontecer com o mundo? E com as pessoas que não interessem para os EUA?

  Outra coisa é o seguinte. Com tudo isso uma dúvida fica no ar, esse é um novo caminho ou é um perigoso caminho antigo que a gente sabe como acaba?
Postar um comentário

Postagens mais visitadas