A desilusão com o jornalismo de opinião

   Para quem acompanha o blog nota que a última postagem foi há mais de 1 ano, mas isso tem um porquê, a minha desilusão com o jornalismo de opinião. Parece que chegou ao fim a era da "pseudomparcialidade" e do respeito nas opiniões.

  Primeiro porque as opiniões hoje são todas direcionadas de acordo com a linha editorial do grupo de mídia que vai veicular a opinião. Isso é comum nos EUA porque já há uma maturidade editorial, porém no Brasil oficialmente nenhuma empresa de mídia assume, mas todas tem suas posições e isso fica implícito nas opiniões e até nas reportagens. Não que isso seja errado, porém todas se declaram imparciais, o que é mentira.

  O que desilude também é que a opinião hoje em dia é tratada como arma pelos leitores. A opinião ela não é definitiva, ela tem de ser usada como uma peça de quebra cabeça para discussões que podem trazer luz ao assunto, mas não é o que acontece. Se a pessoa concorda tudo bem, mas se a pessoa não concorda, ataca quem simplesmente opinou. Não há mais discussão, tudo é guerra, tudo é "ame ou odeie".

  Isso tudo nos leva a um estado de ignorância sem tamanho. Aonde não há discussão, não há mais nada. Não há soluções, não há ideias e não há evolução. Por isso estamos cada vez pior e pessoas que nem eu, que não ganham nada para escrever, ficam cada vez mais desmotivadas. Afinal falar com as paredes ninguém gosta.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas