"Saramandaia" termina e mostra que a Globo errou no planejamento da exibição

"Saramandaia" mostrou que sem planejamento a Globo pode jogar sucessos fora (divulgação/Rede Globo)


  O último capítulo de "Saramandaia" foi ao ar nesta sexta (27) e não obteve os bons resultados de sua antecessora no horário, a novela "O Astro". A audiência até começou bem, mas aos poucos foi caindo. Não que tenha sido um fracasso, mas esperava-se bem mais

  Para começar a Globo errou na duração da novela. "O Astro" era uma novidade no horário e por isso atraiu o público que tem o costume de dormir tarde, mas isso não quer dizer que qualquer novela, no mesmo horário, vá conseguir alcançar bons patamares de audiência. Tem que notar que as vezes o público do horário deseja histórias novas, como já acontecia com as séries que a Globo lançava, e não ficar apenas nos remakes.

  Outro fator que não ajuda é a duração da novela. O público atual está em plena era da internet, aonde as coisas se resolvem de "um take para o outro" (tal qual "Amor à Vida") e as novelas antigas tinham o costume de arrastar os conflitos até o último capítulo, cansando o público noveleiro do século 21.

  O horário também é um castigo. Haviam dias que a novela começava por volta de 23 horas, mas teve dias que começou depois da meia-noite, inviabilizando a fidelização do público. Sem contar que a novela enfrentou um período de inverno rigoroso no sul e no sudeste, o que diminuía ainda mais o público disposto a ficar até tarde vendo a atração.

  Agora um detalhe que também influenciou foi a distância entre a realidade e a novela. Homem que cuspia o coração, que engolia formiga e mulher que explodia fugiu muito da realidade e o público de novela tem uma resistência quanto a isso. É só lembrarmos que a Record lançou uma novela nos moldes dos "X-Men" que nunca decolou na audiência. Seriados americanos que exploram esse lado também não se sairam muito bem em terras brasileiras.

  Talvez se a Globo resolvesse apenas um erros dos citados acima a novela tivesse tido um desempenho melhor. Claro que "Saramandaia" não deve sepultar a ideia de novelas nessa faixa horária, mas mostra que sem planejamento a coisa pode ir "ladeira abaixo".
Postar um comentário

Postagens mais visitadas