Polêmica com politico boliviano derruba ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota

Antonio Patriota foi demitido por causa de crise diplomática com a Bolívia. (Imagem/Gazeta 24 horas)


  Depois de 50 minutos de reunião a presidente Dilma demitiu do cargo de ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota devido aos acontecimentos recentes envolvendo um senador boliviano que alega se perseguido pelo governo de Evo Moralez.

  A crise começou a mais de 7 meses quando um senador boliviano condenado há um ano de cadeia por corrupção resolveu se asilar na embaixada do Brasil na Bolívia alegando que foi condenado por denunciar as mazelas e descalabros da gestão de Evo Moralez (que nós sabemos que não é dos mais santos).

  Desde então ele vinha pedindo asilo político no país. O governo já dava sinais de que tal asilo seria concedido. O problema começou quando o embaixador brasileiro na Bolívia, Eduardo Saboia, resolveu trazê-lo ao país sem o salvo-conduto do governo boliviano (obrigatório nesse caso) e sem consultar ninguém mais.

  Tal medida fez com que se iniciasse uma crise diplomática leve entre os dois países e que pode estar longe de ser resolvida.

  O diplomata alega que fez tal ação porque a integridade física do senador estava ameaçada, já o governo demitiu o ministro, mas na real ninguém sabe o que fazer.

   Primeiro que é do conhecimento de todos que o governo de Evo Moralez há muito deixou de ser um governo acima de qualquer suspeita, segundo que ninguém sabe a veracidade das denúncias contra o senador e as que ele fez contra o governo de Evo.

  O que se sabe é que o governo brasileiro mais uma vez fica "se fazendo de difícil" em uma situação diplomática envolvendo um governo de esquerda. Foi assim com os atletas refugiados de Cuba expulsos rapidamente e agora com o senador boliviano, mas não foi nem um pouco difícil na decisão de asilar o terrorista assassino Cesare Battisti.

  Como pode um mesmo partido no poder agir de forma tão diferente em relação aos que lhe pedem ajuda?

  Com certeza essa história vai dar muito "pano pra manga".
Postar um comentário

Postagens mais visitadas