Passe livre universal no transporte pode ser um tiro no escuro

Passe livre universal pode ser um tiro no pé da sociedade


   Sabe pessoal, talvez só eu veja as coisas assim, mas do meu ponto de vista sou contra o passe livre. Aqui em Porto Alegre ele já existe ocasionalmente em alguns fins de semana do mês e o resultado não é bom.

  Todos nós, que somos trabalhadores, não podemos pegar um ônibus em dia de passe livre porque SÓ TEM MARGINAL NA RUA. Em dia de passe livre só saímos pra rua se temos de trabalhar ou temos outro meio de locomoção. Sou a favor de uma passagem justa, ou seja, com o lucro dos empresários dentro do que é estipulado nas planilhas tarifárias. Uma tarifa razoável é possível.

  Mas temos de levar em conta que a passagem não tem como ser barata, pois o Brasil é o país do imposto. Em cada passagem temos impostos sobre pneus, combustível, peças e encargos trabalhistas, então como ela será barata? Infelizmente a margem de manobra que temos é a ABERTURA DAS PLANILHAS DO TRANSPORTE COLETIVO, pois ai teremos como saber exatamente de onde tirar. 

  Quanto ao passe livre para desempregados, nós sabemos que o Brasil tem milhões de pessoas trabalhando na informalidade, ou seja, aos olhos do governo estão DESEMPREGADOS. E quantos patrões não vão deixar de assinar a carteira de trabalho de seus funcionários, para que assim não tenha de pagar passagem ao mesmo? E não esqueça que essas passagens gratuitas irão incidir sobre os cálculos da futura tarifa. 

  Passe livre para os estudantes é válido, mas como será fiscalizado? A meia entrada em teatros está falindo os mesmos devido as falsificações de carteiras de estudante. Portanto conseguir esse passe livre nem de longe irá melhorar as coisas.

  Quanto ao passe livre intermunicipal, no caso de estudantes e deficientes deve sim ser aplicado rapidamente, pois o rombo no bolso das pessoas com essas passagens é imenso.

  Ainda temos de fazer muita coisa para que esse Brasil entre nos eixos. Começamos bem, mas é preciso mais.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas