Condenação de José Dirceu é forte, mas para a corrupção é apenas simbólica

Mesmo com a condenação de José Dirceu ainda fica um sentimento de impunidade (blogdajoice.com/Reuters)
 

  Muito se falou sobre a possível condenação dos mensaleiros e sua contribuição para o fim da corrupção, mas ao ver vários deles condenados, não sinto mudança alguma no ar.

  Infelizmente a base da corrupção está no "jeitinho brasileiro" de resolver as coisas. Algo que vem da nossa cultura e é saudado por muitos como uma característica benéfica da nossa população, porém os políticos conseguiram transformar isso num mal sem tamanho e de difícil combate.

  Para eliminar a corrupção teríamos de ter órgãos de fiscalização que não estivesse ao alcance dos políticos. Como um órgão que deve fiscalizar políticos pode ser comandado por alguém indicado por políticos?

  Depois tem de diminuir a burocracia. A quantidade de papéis e etapas que temos de passar, para fazer n coisas, torna as coisas para os corruptos mais fáceis e mais difíceis para a fiscalização.

  Punição exemplar de todos os corruptos é outra medida que pode dar resultado. Condenaram os mensaleiros, mas se esse ritmo não for acompanhado por instâncias judiciais abaixo do STF, não vai adiantar nada.

  A condenação de José Dirceu, Delúbio Soares e Marcos Valério lava a nossa alma, mas mesmo assim fica a impressão de que nem todos, que deveriam, foram condenados, incluindo o Ali Babá.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas