ANÁLISE: ENEM 2012 foi mais cansativo porém mais fácil que 2011

A prova de 2012 estava melhor que a de 2011. Veja a análise (planetim.com.br)


  Terminado o ENEM 2012 já temos uma noção de como foi a prova esse ano e posso compara-la com a de 2011.

   Vamos analisar as provas uma a uma, porém como não sou professor só posso analisar se estava cansativa ou não, fácil ou não. As análises aprofundadas sobre o conteúdo quem faz são os professores.

 Ciências Humanas e suas tecnologias - Prova cansativa, mas não teve nada de surpreendente. Questões com muita interpretação e textos sempre com um viés esquerdista. Nada de especial.

 Ciências da Natureza e suas tecnologias - A mais difícil de 2012. Não foi cansativa, porém as questões estavam muito específicas, o que contraria a tradição do ENEM de fazer questões bem amplas. As questões eram objetivas e com pouca interpretação.

 Língua Estrangeira - Como sempre fácil e com muitos textos para interpretar.

 Linguagens, Códigos e suas tecnologias - Muita interpretação de texto e imagens, porém fácil. Cansativa essa prova sempre é, mas em 2011 estava muito difícil e com muitas questões subjetivas, já em 2012 foi equilibrada.

 Matemática e suas tecnologias - Essa surpreendeu. Ao contrário da prova de Ciências da Natureza, se mostrou muito interpretativa. Algumas questões eram tão fáceis que eu fiquei em dúvida se era aquela resposta mesmo. Mas como estava muito fácil, tinha muitas questões com o chamado "pega ratão" que provavelmente derrubou muita gente.

 Redação - Surpreendeu pelo conteúdo contemporâneo mas que não estava em destaque em 2012. Em um ano de eleições e de julgamento do mensalão, o ENEM resolveu abordar um assunto que estava em evidência em 2011, a imigração.

 A prova foi um sucesso. Sem vazamentos e sem polêmicas.

  Parece que o governo aprendeu a organizar o ENEM.

  A única ressalva vai para o fato de serem 3 provas juntas no mesmo dia. Redação, Códigos e Matemática no mesmo dia é pra matar qualquer um
Postar um comentário

Postagens mais visitadas