A música sertaneja melhorou? O que VOCÊ acha?

  Depois da primeira onda de sucesso, no começo da década de 90, a música sertaneja volta as paradas de sucesso com tudo.

  Com artistas como Victor e Léo, Paula Fernandes, Luan Santana, Michel Teló e tantos outros o sertanejo voltou e com várias facetas.
(imagem/becosertanejo.blogspot.com)
  Temos o sertanejo universitário, encabeçado pela dupla Victor e Léo, que traz músicas falando da velha "dor de cotovelo" mas de uma forma menos ligada à música sertaneja dos anos 90, ou seja, menos depressiva nas letras e com um som mais elaborado. Antigamente se você ouvisse uma música sertaneja bêbado, você se matava. A impressão era de que o cantor estava em um episódio de "Jogos Mortais" tamanho o sofrimento dele. Isso ficava evidente tanto pelo uso exagerado da voz, como pela letra dramática ao extremo. "Você matou meu coração", "minha vida não tem mais valor", "para mim nada existe depois que te perdi" eram frases leves perto do que outras músicas apresentavam.
(imagem/capitalFM)

  Hoje com o sertanejo universitário a coisa é mais leve e as vezes descamba para um humor malicioso, e de gosto duvidoso, como na música de Michel Teló. O refrão "Ai se eu te pego" virou moda entre adultos e crianças.

  Também temos outra vertente de sucesso que é a do sertanejo de raiz. Essa vertente é encabeçada pela talentosíssima Paula Fernandes e traz um som agradável com letras afáveis ao ouvido, porém com o máximo de simplicidade possível. Com um violão e uma bela voz já é possível montar um show.

  A única vertente que parece estar em crise é a do sertanejo que fez sucesso no passado. Artistas como Zezé Di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Daniel, Leonardo e tantas outros não conseguem mais emplacar boas músicas nas paradas de sucesso. Se mantém na mídia por notícias que não fazem parte de seu trabalho ou pela paixão de seus fãs que ainda lotam locais aonde eles se apresentam. Porém sem a capacidade de conquistar novos fãs e ouvintes.

  A dúvida que fica é o que virá depois que esses artistas novos também ficarem ultrapassados? Hoje em dia o sucesso tem uma duração e uma intensidade bem menor do que no passado e o que as novas gerações irão nos apresentar é uma dúvida.

  E você o que acha disso?

  Assista alguns vídeos deles e tire suas próprias conclusões

 Victor e Léo



 Paula Fernandes



 Michel Teló


Postar um comentário

Postagens mais visitadas