A ONU ainda serve para alguma coisa?

Isso é o que sobrou da ONU? (imagem/desacato.com)

  A Organização das Nações Unidas (ONU) condenou o assassinato dos reféns por parte das Farc, na Colômbia, e a pergunta que surge é, A ONU ainda serve para alguma coisa?

  Condenar assassinatos ou qualquer outro tipo de crime qualquer um pode condenar, mas então porque a ONU parece tão inerte?

  Quando os Estados Unidos quiseram atacar o Iraque a organização se opôs e de nada adiantou, as vistorias que ela faz em busca de algum indício de bomba atômica não serve para acalmar os ânimos e ainda temos de levar em conta a imagem de figuração que a instituição tem em acordos de paz, apesar dela ser a única que busca, de todas as formas, evitar os conflitos.

  Sem sombra de dúvida o que enfraqueceu e paralizou a ONU foi a guerra no Iraque. A instituição antes impunha respeito por ter o poder de sancionar os países que desobedecessem as regras impostas por ela. Resumindo, estava acima de tudo e todos. Então veio a guerra no Iraque e desmoralizou a instituição deixando a imagem de que qualquer país está acima da organização e que a mesma não tem poder sobre nada.

  Esperamos que a ONU fortaleça seu papel de mediadora do mundo, de organização de apoio as vítimas de conflitos, de contra peso em um mundo cada vez mais bélico. Mas para isso é preciso reconstruir sua imagem de independência e de autonomia, assim, quem sabe, poderemos ter a esperança de um dia vivermos em mundo melhor.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas